Tecnologia

Fototelescópio de 3200 Megapixels Tem Construção Aprovada

3.2 giga pixels camera

3.2 giga pixels camera

O Large Synoptic Survey Telescope, mais comumente conhecido como o LSST, captará imagens de ultra-alta resolução do universo que nos rodeia num futuro relativamente próximo, graças à recente aprovação da construção pelo Departamento de Energia dos EUA.  Segundo fontes oficiais, sua inauguração está marcada para 2022.

O LSST conta com uma câmera de  3,2 gigapixel (3200 megapixels), que será o maior do mundo,  no total, aproximadamente do tamanho de um carro pequeno. O plano focal utiliza 189 sensores CCD de 16MP individuais, organizados em grupos de 3×3 . Cada grupo é em si uma câmera completa, mas agem como parte de um todo. Cada pixel mede 10 micrometros. Para comparação, se pixels desse tamanho fossem usados em um sensor full frame, teríamos um chip de 8.6MP, ou 0.25MP em um sensor de câmera compacta. Isso deixa entender muito bem a imensa faixa dinâmica que estão buscando com tais tecnologias aliadas aliadas à densidade tão pequena de pixels.

A câmera será capaz de processar 30TB de dados a cada noite, e será equipada para alertar os pesquisadores quase que instantaneamente se um corpo celeste se tornou mais escuro, mais brilhante, ou se mudou a sua posição. O comitê de seleção por trás do LSST optou por colocar o telescópio no Chile, pela mesma razão que outros telescópios foram construídos na região, baixa poluição luminosa e clima seco, dentre outros fatores. A partir desta posição, o LSST irá  mapear todo o céu visível em  poucas noites de forma cíclica, diz a equipe. Este poderoso telescópio será usado para criar um mapa 3D altamente detalhada do universo.

Fonte http://www.lsst.org/lsst/

advert